segunda-feira, 1 de julho de 2013

Buscar emprego não é correr atrás!

Procurar por uma vaga - seja ela temporária, efetiva ou até mesmo para um estágio - não é nada fácil. A concorrência apenas é alta porque todos acabam fazendo parte da mesmo “saco”: entram em sites que oferecem inúmeras oportunidades, enviam seus currículos e esperam por uma ligação que, na maioria das vezes, não vem.  Mas existem 4 dicas excelentes para acabar com isso.
  • Apresentação
  • Networkinging
  • Planejamento
  • Sede

A apresentação, claro, conta muito.  Ter um curriculum vitae perfeito exige tempo e experiência, mas também pede um pouco de criatividade. Utilize um modelo diferente ao invés de apenas listar em um documento todas as suas qualificações, ou para incrementá-lo, apenas adicione a ele um portifólio, com imagens de projetos dos quais você participou, vídeos e assim em diante. Mas, de novo, nada disso deve ficar apenas na realidade virtual.




Muitas vezes, as vagas nem são publicadas online, na esperança de que alguém conheça outra pessoa que seja confiável. Nós, trabalhadores, vivemos à base dessas “indicações”, então é essencial manter o networking em dia.

Se você já trabalhou antes, fale com seus antigos colegas. Conte a sua situação e diga que está à procura de uma nova oportunidade. Veja se eles repassam essa informação para alguém ou se têm um conhecido da área que poderia ajudar com uma indicação – elas contam muito! Para os estágios, o mesmo está valendo. Professores e outros estudantes são excelentes contatos para saber de vagas que possam te interessar. Se estiver conhecendo amigos de amigos, vale passar rápido pelo assunto de “estou procurando um emprego/estágio”, eles perguntarão sobre a sua área e a conversa fluirá a partir daí. 

Tudo é networking. Então fique de olho nos seus contatos!

                                                 

Se pretende sair do seu trabalho atual, é primordial que haja planejamento. Não saia de repentinamente e espere cair de paraquedas na diretoria de outra empresa. 

Não fique “relaxado” nos últimos dias e, se estiver enfrentando uma bateria de entrevistas, seja organizado. Não marque mais de duas para o mesmo dia, e ache um espaço de, no mínimo, 3 horas entre elas. Afinal de contas, não sabe o que vão exigir no recrutamento e nem o tempo de locomoção que levará de um ponto a outro. Imprevistos acontecem!

Outro fator importante na hora de achar um emprego é a sede. Quando te oferecerem um copo d’água, aceite. Brincadeira! A “sede” da qual estamos falando aqui é a vontade que você tem de fazer parte daquela empresa. É tudo o que você pode oferecer que os outros candidatos não podem. É o seu intuito de ter sido recomendado, ou ter um excelente currículo ou de ser um profissional indispensável para qualquer ambiente. Então, diferencie-se. 

Chegue a esses recrutadores de maneira diferente. Imprima currículos, deixe-os de porta em porta e fale com pessoas de confiança que está procurando uma nova oportunidade. 

                                      


Lembre-se: buscar um emprego não é o mesmo que mostrar a sede de correr atrás!
Pronto? Foi dada a largada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...